Gênero:
 RPGContinuação de um dos maiores RPGs do PS2, Persona 4 mostra que mesmo no fim do console ainda é capaz de produzir um jogo que entrará para história .

Data de que se lançou : 09/12/2008
Plataforma: PS2




Shin Megami Tensei



SMT (abreviação de Shin Megami Tensei) é uma linha de RPGs famosos no oriente por suas histórias sombrias. Teve início em 1992 para o Super Nintendo e chegou ao PS2 em 2001. Foram lançados vários jogos, entre eles SMT: Devil Summoner, SMT: Digital Devil Saga, SMT: Digital Devil Saga II, e SMT: Persona 3 (também conhecido como apenas “Persona 3”) e Persona 4. A série denominada Persona foi a que mais ficou famosa pelo seu “simulador de vida”.



História



Você se vê na pele de um garoto cujo os pais viajaram a trabalho e você se muda para a pequena e pacata cidade Inaba. Lá é o lar do seu Tio, onde você ficará no próximo ano inteiro. Nova escola, novos amigos e nova casa... o que poderia ter de tão especial em uma cidadezinha do inteiror? É aí que o bixo pega. Uma onda de assassinatos está pra começar, cabe a você e um grupo de amigos capturar o maniaco Serial Killer que está por trás de todos os acontecimentos estranhos que rondam a cidade e as neblinas misteriosas que a cobrem. 
Muitos mistérios a ser desvendados, muitas aventuras para mergulhar, um enredo que fará você jogar até o último segundo, acredite.



Uma simples televisão... ou não



Se você pensa que já viu de tudo nos games, esqueça, em Persona 4 tudo gira em torno das televisões e o famoso rumor do "Midnight Channel". Você irá se aventurar adentro da TV e explorar novas dungeons com seu grupo, lá enfrentará Shadows e conseguirá novas personas e equipamentos. Tenha certeza de que está preparado para isso!
OBS: Perceba que nas dungeons os personagens usrão óculos especias para ver além da neblina!



Humor



Alguns consideram um simples rumor, outros uma lenda urbana, mas tem aqueles que acreditam no "Midnight Channel". Sempre que estiver chovendo à meia noite, olhe para o televisor desligado e verá o seu "Soulmate" refletido. É a partir desta lenda que nossos hérois salvaram o dia!



Persona e Shadows 



Shadows: São os inimigos encontrados no game. Existem de todos os tipos e poderão ser econtrados nas duengeons. mate o maior número para avançar de level e ganhar dinheiro/itens. Mas ai vem a pergunta, de onde vieram? Dizem que os Shadows são partes das pessoas, as quais elas mal sabem que existem, mas estão lá no interior... guardando um sentimento ruim e é daí que elas nascem.
Personas: São os guerreiros usados para combater os Shadows. Persona é a sua força interior, os seus sentimentos, as emoções... mas como surgem? Assim como os Shadows, partindo do mesmo princípio, ela vem do ser humano, de uma parte escondida, porém de alguma forma são aceitas e se tornam Personas.
Conclusão: Personas e Shadows possuem a mesma origem, logo é possível concluir que ambos apresentam a mesma essência.



Gameplay



Para quem jogou Persona 3 verá muitas mudanças, apesar de não aparentar. Desta vez o jogo não terá apenas um dungeon, você passará por vários locais exploráveis combatendo Shadows e salvando vítimas do maldito Serial Killer. Agora você explorará as dungeons na parte da manhã/tarde e o turno da noite será usado para pesca ou atividades dentro da sua casa, o que torna mais difícil (não impossível) maximizar os Social Links (explicarei mais tarde). Os comandos podem ser básicos, mas são eles que porpocionam uma forma divertida de combate que se baseiam em atacar, defender, usar magias ou itens. A novidade de Persona 4 é que você poderá escolher controlar os seus parceiros de batalha ou mante-los no automático. Outra novidade é que dependendo do nível do Social Link dos personagens jogáveis, eles poderam lhe ajudar no meio da batalha com suporte e sem contar como uma rodada. A antiga tática de achar a fraqueza, e usar "All Out Attack" (espécie de ataque em conjunto) continua, porém muitas outras mudanção deixam o jogo mais difícil e ao mesmo tempo fácil. Como no antigo game, você contará com o Velvet Room para fundir personas
 e obter novas Osmais fortes!

Social Links







Não pense que irá só batalhar, terá que manter uma vida e relações com com amigos, essas relações são chamadas de Social Links, caso você as fortaleza (apenas se torne intimo da pessoa, saia com ela para comer e se divertir que tu terá um grande amigo/amiga e quem sabe namorada) poderá aumentar o teu poder de criar personas, cada Social Link representa um tipo de emoção.
Desta vez você terá uma vida mais ampla que Persona 3, você poderá fazer bicos pela cidade (chamados de Part-Time Job) que você poderá ganhar dinheiro e aumentar os seus atributos sociais, que agora são 5: Knowlegd (sabedoria), Expres​sion(Expressão), Courage (Coragem), Understanding (Compreêndimento) e Dilligence (Esforço). Poderá pescar, terá de ir a escola, fazer provas, viagens escolares e muitas outras coisas... ou seja, uma vida completa!







Gráficos e SonsGráficos estão no estilo anime, não pecam em nada. Os sons estão perfeitos também, dublagem MUITO bem feita, grande parte do jogo você terá as vozes dos personagens... até nas batalhas, tudo muito bem feito.



Conclusão



Assim como ocorreu com Persona 3 podemos dizer que Persona 4 tem tudo pra se tornar um clássico. É um jogo que tras um mistério no meio de muita comédia, tenha certeza que você vai morrer de rir com muitas palhaçadas. 
Um grande RPG, não tenha dúvid

Espero que tenham gostado *u*